sábado, 17 de outubro de 2009

Um Relatório Da Australian Flexible Learning Framework

Software Social: O Que É? Qual O Seu Impacto Nas Pessoas E Organizações? – Um Relatório Da Australian Flexible Learning Framework


Excerto retirado do site referido no link acima:

Características de indivíduos, grupos e empresas já inseridas no software social

Os indivíduos

As características de quem, na Formação Profissional, já está integrado no uso do software social insere-se nas definições de Roger (1995): no grupo dos inovadores, nos adoptantes iniciais e um pequeno número insere-se na maioria inicial. A categorização de Roger:


Inovadores: Os bravos - aqueles que forçam a mudança. Os inovadores são comunicadores muito importantes.


Adoptantes iniciais: Pessoas de renome - líderes de opinião, testam novas ideias mas de uma forma cuidadosa.


Maioria inicial: Pessoas ponderadas - cuidadosas, mas que aceitam a mudança mais depressa que a maioria.


Maioria tardia: Pessoas cépticas - usam as novas ideias ou produtos quando a maioria os usar.


Retardatários: Pessoas tradicionais - defensoras da "maneira antiga", são críticos em relação a novas ideias e apenas a aceitarão se a nova ideia se tornar difundida ou até tradição.
Rogers identificou que as cinco categorias de adopção seguem uma curva de desvio padrão: muito poucos inovadores adoptam a inovação ao início (2.5%); um pouco mais tarde, os adoptantes iniciais perfazem 13.5%; a maioria inicial 34%; a maioria tardia 34% e algum tempo depois os retardatários perfazem 16%.



A Curva de Adopção da Inovação de Rogers é útil para lembrar que tentar convencer rapidamente as massas para uma ideia controversa é inútil. Faz mais sentido começar por convencer inovadores e adoptantes iniciais. A categoria e percentagens podem ser usadas como um esboço inicial para estimar os grupos alvo.

As características das pessoas excepcionais que iniciam 'epidemias', descritas por Gladwell em The Tipping Point (2000), encontram-se reflectidas naqueles que estão já imersos no software social. Gladwell refere-se a estas pessoas como Conectores, Especialistas e Vendedores. Eles são os mensageiros que espalham as mensagens sociais.


Conectores: Pessoas com um dom especial em unir o mundo, especialistas em pessoas, conhecem muita gente e são capazes de estabelecer ligações sociais.


Especialistas: Especialistas em informação e peritos em resolução de problemas, com apetências sociais e que gostam de partilhar o seu conhecimento.


Vendedores: Têm as capacidades de nos persuadir quando ainda não estamos convencidos.


Gladwell aplicou o conhecimento sobre como se espalham as 'epidemias' para criar uma teoria sobre a mudança social "contagiosa". Ele notou que as epidemias têm três características: contágio; o facto que pequenas causas têm grandes efeitos e que as alterações acontecem não gradualmente mas abruptamente.

No que se refere à mudança, a teoria da gestão, mostra que há sempre aqueles que darão o primeiro passo. O que geralmente os motiva é algo intrínseco, a emoção de novos desafios e um desejo de tornar as coisas melhores. Quem exercia a Formação Profissional e que avançou, rumo ao saber como usar estas ferramentas de software, provou ser capaz profissional e com muitos recursos.



McCulloch, uma mentora de e-Learning, formadora e facilitadora, escreveu sobre as razões que entende serem responsáveis para que a segunda vaga (os adoptantes iniciais) esteja preparada para se ligar ao software social:


"Acredito que é a autonomia e livre vontade que captou a atenção da segunda vaga e a sua capacidade de "fazer por si mesmo" será um ponto importante para sustentar a continuidade das sua práticas no e-learning. É a simplicidade e facilidade de uso destas ferramentas de rede social que trouxe mais sucesso, num curto espaço de tempo, durante os projectos realizados em 2006."


Pode ser discutível dizer que a confiança é a principal característica do "bloguer". Exige confiança publicar pensamentos, ideias e debates num ambiente público. Murray, em referência ao uso da funcionalidade de "comentário" na The Knowledge Tree, notou:




"desde que a The Knowledge Tree começou a usar software de blogue, a funcionalidade de comentários foi utilizada menos por australianos do que por leitores internacionais... é uma capacidade inata...s e queremos comunicar, seja através de blogues, temos que comentar... temos que ter a confiança para 'falar' e construir um perfil. Comentar é um bom ponto de partida mesmo que seja só para dizer 'obrigado'."




Os grupos

Com a utilização de software social, a definição de "grupos" tornou-se mais ampla, tornando difuso o sentido de grupos, redes e comunidades. O factor relevante no uso de software social é a sua natureza social. É a ligação e formação de redes e/ou comunidades que evoluem que faz com que tantos achem o fenómeno tão interessante.

Este conceito de ligar e conectar a teoria do Conectivismo de Siemens, suportada por Stuckey e Arkell (2006) que dizem que, "O chavão corrente para a gestão de conhecimento é ligar, não recolher". (p 7)



Eles também indicam que "a importância das comunidades de prática e as suas capacidades de criação de conhecimento generativo" foi bem defendida e estabelecida por um número de pessoas, incluindo Wenger, o proponente inicial de comunidades de prática em empresas. Wenger define três características essenciais de uma comunidade de prática:


O Domínio - um interesse partilhado


A Comunidade - Inserção em actividades e debates em conjunto, ajuda mútua e partilha de informação.


O Exercício - Eles desenvolvem um reportório partilhado de recursos: experiências, histórias, ferramentas, formas de abordar problemas recorrentes - em suma, uma actividade partilhada.


White defende três tipos de comunidade que agora operam no domínio da blogosfera do software social: a comunidade que pertence a um só Blogue/Bloguer; a comunidade específica a um tema/tópico; e a comunidade fronteira referente ao local (servidor) aonde o blogue está alojado.



Um elemento fundamental das ligações, do trabalho em rede e da formação de comunidades de prática é a "confiança". Tem que existir confiança nos juízos feitos pelas pessoas com as quais se liga. A confiança é a base de todas as interacções humanas. Boone, sobre Stuckey e Arkell (2006 p 7) indica, "Eu não quero dados em bruto, não quero informação, quero os juízos das pessoas em quem posso confiar".

Purie et al (2006), sobre considerar o valor dos sistemas sociais, disse que:


"Os sistemas sociais também dariam confiança e segurança num mundo onde os alunos estão ligados aos outros digitalmente e o conteúdo de ensino é partilhado entre estudantes e até co-produzido. Conteúdo comunitário, simples e open source tem a vantagem de dar acesso a conteúdo ilimitado de ensino, mas possibilitando o levantar de questões sobre a sua qualidade, valor e confiança."




As organizações

Stuckey and Arkell (2006) oferecem uma estrutura de quatro quadrantes:


"para definir os relevos culturais de actividades de partilha de conhecimento contra uma linha de crescentes representações individuais ou conformação empresarial. "


Eles disseram que o software social suporta o desenvolvimento de uma cultura aberta à partilha de conhecimento dentro de empresas, enquanto que uma cultura de conformidade obrigatoriamente conduziu a gestão de conhecimentos aos dias de hoje. Há uma necessidade da existência de ambas as culturas e de estas serem niveladas, defendem, e " uma gestão de conhecimentos fiável baseia-se na fusão das duas".

Certamente há indícios de indivíduos na Formação Profissional (os inovadores, adoptantes iniciais e mensageiros) que procuram formas de evitar uma cultura de conformidade dentro de empresas, testando novas tecnologias para suportarem a partilha de conhecimento, aprendizagem individual e a aprendizagem dos seus alunos. Por si só, isto cria tensões à medida que entendem que a empresa suprime a criatividade e inovação.



O que disse o estudo:

Suporte empresarial para o uso de software social foi considerado de grande importância para 82% dos participantes no estudo, com 67% desses a pertencerem ao sector da Formação Profissional.

Em relação aos itens concebidos para dar suporte organizacional ao uso de software social, muito poucos inquiridos na Formação Profissional avaliaram o apoio de colegas e da organização como "totalmente de acordo".



Estes tópicos foram:


a maioria dos meus colegas na minha empresa inspiram-me a usar estas tecnologias, sinto que faço parte de uma equipa de inovação (11% na Formação Profissional comparado com 37% de todos os inquiridos)


a minha empresa encoraja-me activamente desenvolver-me profissionalmente (tanto formal como informalmente) utilizando software social (7% na Formação Profissional comparado com 6% de todos os inquiridos)

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