sexta-feira, 12 de março de 2010

Leituras acerca do Ciberespaço e da Cibercultura

BERGMANN, H. (2007), "Ciberespaço e cibercultura: novos cenários para a sociedade, a escola e o ensino da geografia" in Caminhos de Geografia, vol. 8 nº 20, 2007, pp. 22-28 Disponível em: http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br/viewissue.php?id=47

Ideias principais do artigo

O que muda com as novas ligações no ciberespaço?

1. relações sociais desterritorializadas

"A noção de territoralidade já não se encontra associada à materialidade do entorno físico (ver Ortiz, 1994), podendo-se falar da existência de relações sociais planetarizadas, isto é, de um mundo real e imaginário que se estende de forma diferenciada(...) por todo o planeta. Dá-se a mundialização da cultura.

O termo cyberspace foi cunhado por William Gibson, escrito de ficção científica, no seu livro Neuromancer (1984). Para Lèvy (1999), o ciberespaço é um espaço não físico ou territorial, que se compõe de um conjunto de redes de computador através das quais todas as informações (...) circulam. De acordo com Silva (2004), o ciberespaço é a MATRIX, uma região abstracta invisível que permite a circulação de informações na forma de imagens, sons, textos, etc. Contitui um espaço social de trocas simbólicas entre pessoas dos mais diversos locais do planeta.

O ciberespaço agrega o espaço socialmente produzido, sendo este uma estrutura criada pela evolução dos recursos tecnológicos e pelas construções sociais resultantes das apropriações feitas pelos indivíduos. O ciberespaço é visto como uma dimensão da sociedade em rede, onde os fluxos definem novas formas de relações sociais".

2 - "As relações sociais no ciberespaço, apesar de virtuais, tendem a repercutir ou a se concretizar no mundo real".

3 - O que é a cibercultura?

"A cibercultura é definida por um conjunto de técnicas, práticas, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento da Internet como um meio de comunicação. Trata-se de um novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização, acesso e transporte de informação e conhecimento. O principio da inteligência colectiva é para Lèvy (1999 p.129) a finalidade última da cibercultura, constituindo mais um campo de problemas do que uma solução."

Referências bibliográficas principais do artigo original:

LÈVY, P. (1999): Cibercultura. São Paulo: ed.34
LÈVY, P. (2000): A inteligência colectiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 3ª ed.
ORTIZ, R. (1994): Mundialização e cultura. São Paulo: Brasilense, 2ª ed.

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